quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Verbo namorar.


Namorados


Manuel Bandeira


O rapaz chegou-se para junto da moça e disse:
— Antônia, ainda não me acostumei com o seu corpo, com a sua cara.
A moça olhou de lado e esperou.

— Você não sabe quando a gente é criança e de repente vê uma lagarta listada?
A moça se lembrava:
— A gente fica olhando...
A meninice brincou de novo nos olhos dela.
O rapaz prosseguiu com muita doçura:
— Antônia, você parece uma lagarta listada.
A moça arregalou os olhos, fez exclamações.
O rapaz concluiu:
— Antônia, você é engraçada! Você parece louca.

Nosso livro de Gramática contém um monte de histórias em quadrinhos: engraçadíssimas, críticas e outras com pouca graça. Tem também trecho de textos ou então poemas sempre escritos com o título vermelho e o fundo bege, de forma a caracterizá-los. Sempre numa pausa da aula de Português, eu e duas amigas folheamos as páginas parando nas que tem tirinhas. Dia desses foi a vez desse poema. Após ler umas trinta tirinhas, o poema veio a nós chamando-nos pelo título: Namorados.
Lemos. Relemos. Olhamos uma pra outra buscando entender se havia sentido e se haveria mesmo entendimento entre as três.
Não há sentido. O sentido se faz pra cada um e até para os dois de forma distinta. Mas o sentido sobre namorados fica pra outrora.
No poema dá pra se notar que a fala não foi algo pensado. É algo que surgiu imediatamente e que na meninice do momento, poderia compará-la a qualquer outra coisa mais: a um pássaro, uma flor, um perfume, compará-la também às coisas mais lindas que existem.
Me fez lembrar uma música que dizia das coisas tão mais lindas:
Está em cima com o céu e o luar.
Hora dos dias, semanas, meses, anos, décadas
E séculos, milênios que vão passar.
Água-marinha põe estrelas no mar,
Praias, baías, braços, cabos, mares, golfos
E penínsulas e oceanos que não vão secar.”
A esperança de dias que vão passar, de ver estrelas num mergulho ao mar, de milênios que vão se concretizar e de oceanos que nunca vão secar é como o amor. A busca por algo que não acaba,se for verdadeiro. Passem dias,meses,anos,séculos. A gente se faz eternizar no outro.Não estou dizendo apenas do amor entre um homem e uma mulher, está além disso,nas amizades e em cada um.
Falemos então,não do sentido de amor e namoro, e sim das trocas verbais..
Menino pra menina e vice-versa: - Amor, você é linda! – Cor de rosa!- Tá neguinha hoje ein!- Suas unhas estão crescendo, já pensei em passar base nas minhas,o que acha,querida? – Há algo meio verde nos seus dentes(essa não, né.hehe).Olhares, sorrisos, Verbos conjugados no Presente do Indicativo. E assim vai.. Não falemos de xuxú,bebê e outras caracterizações ou formas de tratamento, seja lá como isso é chamado.
Nós, mulheres, temos mania de nos perguntar se o sentimento é recíproco e se em meio à tantos estereótipos entre diferença de homem e mulher, se eles conseguem sentir o romantismo e sê-lo. Garotas que se questionam, podem crer que no momento, o que é sincero sobrepõe-se e é perceptível num simples pegar das mãos a um olhar que chama ao beijo.
Toda menina, namorada ou não, teve seus dias de lagarta listada.
Então, eu quero ouvir me dizerem:
-Isa, você é engraçada. Você parece louca. Parece uma lagarta listada.
-Obrigada pelo elogio. Passado algum tempo, não respondo por meus atos. Hehe.
Vem dizer que você não quer ser lagarta listada?



5 comentários:

Unknown disse...

amigaaaa, achei mto interessante a sua análise dessa tiriinhaa ( q tbm é super interessante). Antes de lê - la se meu namorado me chamasse de lagarta eu matava elee!! ausuaihsuiahs Mas vc deeu otro sentido pra isso tudoo!! É qm sabe tbm naum sou uma lagarta listada, néeh?
continuee escrevendo amoor. parabéens.
beeijoo

Doug Silva disse...

Namorados de Manuel bandeira.
Ja tinha lido, muito fera. Esse autor sempre me inspira a escrever, (não só esse, varios outros também).

"...você parece uma largata listada."

Acho que essa comparação com as coisas que o fascinavam na infancia, indicam um sentimento de pureza que geralmente as crianças passam, um sentimento bastante sincero e verdadeiro. Além do mais, demonstra fascinio.

'HA?SUHAHSUAH. Eu conheço a Música. Se não me engano, é: Nando Reis - As coisas mais lindas. Muito foda a música.

E como a senhorita mesmo disse, o amor verdadeiro ultrapassa o de apenas entre o homem e mulher. Faço minhas as suas palavras nessa hora. Tenho acrescentar, que o amor mais forte seria o Ágape, que no novo testamento é muito falado. Este seria o amor incondicional, olha da pra fazer um paralelo, com Monte Castelo já, que é uma interligação entre o poema de Camões e a Epístola de Paulo as Corinthios cap. 13.

Isso aí que eu deixo para vocês. Ta muito bom esse espaço aqui. Até mais 'LoRa'.

Doug's EdMaker
http://dougsedmaker.blogspot.com/

Neto disse...

Primeiro sobre Bandeira: um dos melhores do sec XX, junto com Drummond, João Cabral de Melo Neto, Rachel de Queiroz, Cecilia Meirelles...
Sobre a música: As coisas tão mais lindas, tão mais simples, tão mais fortes... Eu te amo
Sobre os livros: os meus de Portugues sempre foram como baús de tesouro, eu ficava procurando os preciosos textos, e muitos delas me incentivaram a procurar os livros e aprender a gostar ainda mais dos autores. Faço isso com os livros do meu irmão!
Sobre o poema: não dá pra imaginar o que a pureza é capaz de fazer. É possivel de desmenbrar do medo de perder, de se quebrar, de ferir, de desmoronar? O que está por tras do amor? e de nós?. Não é uma análise, mas só o que meu coração sentiu!
Mais sobre o amor: Não entendemos a perfeição do amor, não amamos corretamente, talvez por que não há como amar corretamente, por culpa do amor? Não, por causa do nosso medo, dos nossos desejos... somos feitos de amor e, no entanto, vivemos surrando nosso sentimento. Queremos amar e conservar o amor, mas não nos despregamos do nosso egoismo. Somos confusos, todos nós. Não é pessimismo, é a constatação do que fazemos com nossas vidas, e ainda negamos tudo.
Bandeira disse:
"Se queres sentir a felicidade de amar, esquece a tua alma.
A alma é que estraga o amor.
Só em Deus ela pode encontrar satisfação.
Não noutra alma.
Só em Deus - ou fora do mundo."(Arte de Amar)

É muita confusão, não é mesmo?
Sobre você:
-Isa, você é engraçada. Você parece louca. Parece uma lagarta listada.

Não responda pelos seus atos!

Bjoo

Unknown disse...

Nas nossas aulas de redação e gramática, ficamos lendo e relendo as tirinahas..os pequenos textos que tem em nosso livro.Risadas pra lá e pra cá!
Encontramos esse textinho de Manuel Bandeira... Ficamos tão encantadas por ele..Já percebeu que todas as aulas de português a gente lê ele? E ficamos tentando entender o pq da lagarta listada..Algumas hipoteses..Dúvidas.
Sei que esse texto mexe com nós amiga..e me lembrarei sempre das nossas ánalises e risos que fazemos quando o lemos!

Mateus disse...

É um bom livro pra se estudar português.
Achei que tinha entendido o poema, mas você fez uma grande análise, por fim acabei ficando confuso. Com certeza eu respirei aquelas palavras sem querer traduzir aqueles lindos versos para um texto mastigado e inteligível.
Vou reler o texto pra voltar com a minha impressão, pois o cheiro de uma flor é transcedental, isso que é arte e por isso é belo, pra sentir.